O QUE SIGNIFICA METODOLOGIA?
Considerando a diversidade metodológica, faz-se necessário primeiramente conceituá-la: a metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os, sem julgar ou dar algum valor.
Quanto ao significado etimológico da palavra refere-se ao caminho a seguir para alcançar algum fim (PILETTI, 1995, p.102). Assim, a metodologia se torna um roteiro geral para a atividade, indicando as linhas de ação utilizadas em sala de aula, sendo um meio de transmitir os conteúdos curriculares e alcançar os objetivos propostos.
A metodologia não deve ser confundida com a teoria, pois só se interessa pela validade e não pelo conteúdo, nem pelos procedimentos (métodos e técnicas), à medida que o interesse e o valor destes está na capacidade de fornecer certos conhecimentos.
Nesse contexto teórico, há de um lado, quadros teóricos de referência e, de outro, embasamentos empíricos. Assim, a metodologia, mais do que uma descrição formal de técnicas e métodos a serem utilizados, indica a opção do quadro teórico para determinada situação.
O método, traço característico da ciência, representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constituído por instrumentos básicos, que implica utilizar, de forma adequada, a reflexão e a experimentação, para proceder ao longo de um caminho, e alcançar os objetivos preestabelecidos no planejamento.
Ao responder sobre o como fazer após ter-se definido o que é importante trabalhar o educador busca conhecer a realidade, integrando saberes teóricos e empíricos, em diferentes áreas e escalas de planejamento: macro e micro, ou exploratório e analítico.
Segundo esse conceito, é possível destacar vários elementos, tais como os instrumentos (métodos e técnicas), os objetos (materiais) e as referências teóricas. A harmonização e a integração balanceada desses elementos definem a metodologia.
A metodologia será, então, o estudo dos instrumentos de montagem de uma teoria ou o estudo dos teóricos para atender a certas necessidades, ou seja, um caminho a ser construído para atingir os objetivos propostos. .
Há dois conceitos nessas considerações: o de método que, significa o caminho a seguir mediante uma série de operações e regras prefixadas de antemão, aptas para alcançar o resultado proposto, e o de técnica que não é o caminho como o método, mas sim a arte ou maneira de percorrer esse caminho.
O método se faz acompanhar da técnica, que é o instrumento que o auxilia na procura de determinado resultado: informação, invenção, tecnologia etc.
Em outras palavras o método é o procedimento que permite estabelecer conclusões de forma objetiva, enquanto a técnica é um sistema de princípios e normas que auxiliam na aplicação dos métodos, justificando-se por sua utilidade. Esta se traduz na otimização dos esforços, na melhor administração dos recursos e na comunicabilidade dos resultados em relação a metodologia utilizada.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
TEIXEIRA, Gilberto. O QUE SIGNIFICA METODOLOGIA? Disponível em: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=21&texto=1338. Acesso em: 03 de Fevereiro de 2011.
METODOLOGIA DE ENSINO
A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações didática, conforme a tendência/corrente pedagógica adotada pelo professor/instituição, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.
A análise da prática pedagógica tem demonstrado que só serão possíveis mudanças significativas na educação brasileira, à medida que o professor tiver uma compreensão profunda da razão de ser da sua prática e uma clara opção política acerca do seu ato pedagógico.
Embora muitos professores sintam que têm um papel importante na determinação de mudanças significativas no processo de ensino, frustam-se quando, na busca de alternativas, nem sempre conseguem bons resultados. Se na sua prática cotidiana o professor percebe que a metodologia adotada favorece apenas alguns alunos, em detrimento de outros ou da maioria, é preciso que ele compreenda e tenha claro o porquê disso, a que alunos este método favorece e porque os favorece. Sem essa compreensão, dificilmente conseguirá mudanças que levam a resultados significativos.
Vejamos alguns pontos chaves:
· A necessidade de que o aluno tenha participação ativa no processo ensino-aprendizagem.
· Critérios de escolha a ser considerado, conforme o quadro a seguir.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS | ||||||
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DO PROFESSOR | ESTRUTURA DO ASSUNTO E TIPO DE APRENDIZAGEM ENVOLVIDO | |||||
ETAPA NO PROCESSO DE ENSINO | CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENSINO | |||||
TEMPO DISPONÍVEL | ACEITAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS | |||||
FACILIDADES FÍSICAS |
· Cada atividade tem um potencial pedagógico diferente e limitações específicas.
· Não se pode oferecer uma receita didática, mas apenas conceitos e tipologias.
Alguns dos importantes subsídios de escolha são:
· O objetivo de ensino é o definidor dos critérios de seleção e organização dos métodos e técnicas.
· A estrutura do assunto a ser ensinado determina o tipo de atividade.
· As características próprias das atividades de ensino.
· A etapa no processo de ensino determina o tipo de atividades mais indicado.
· Tempo e as facilidades físicas disponíveis.
O aluno deve desenvolver as capacidades de:
· Observar; Analisar; Teorizar; Sintetizar; Aplicar e transferir o aprendido
As atividades metodológicas desenvolvidas devem ser combinadas, de forma simultânea ou seqüencial, oferecendo ao aluno a oportunidade de perceber e analisar o assunto sob diversos ângulos.
É importante ressaltar que há diferenças no grau de liberdade de opção das técnicas a serem utilizados pelos professores. Havendo um maior controle no 1º e 2º ciclo e maior liberdade nos demais ciclos de ensino, por parte da coordenação pedagógica.
Nas condições objetivas de trabalho docente, falta tempo e espaço para refletir com seus colegas sobre a experiência pedagógica de cada um e o estudo de um instrumental teórico sistematizado que auxilie na compreensão da razão de ser dos problemas enfrentados. Pode-se notar, na variedade de técnicas de ensino, um ecletismo devido às diversas teorias pedagógicas que lhe deram origem.
Segundo VASCONCELLOS (1999, p. 147) de acordo com a teoria do conhecimento que fundamenta o trabalho do professor, considera como referência a concepção dialética de conhecimento, destacando a problematização como elemento nuclear na metodologia de trabalho em sala de aula. Se forem adequadamente captadas, as perguntas deverão provocar e direcionar de forma significativa e participativa, o processo de construção do conhecimento por parte do aluno, sendo também um elemento mobilizador para esta construção. Nesse sentido, ao preparar a aula, o professor já poderia destacar as possíveis perguntas e problemas desencadeadores para a reflexão dos alunos.
De acordo com VILARINHO (1985, p. 52) os métodos de ensino apresentam três modalidades básicas:
- Métodos de ensino individualizado: a ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões, etc., predominando o estudo e a pesquisa, o contato entre os alunos é acidental.
- Métodos de ensino socializado: o objetivo principal é o trabalho de grupo, com vistas à interação social e mental proveniente dessa modalidade de tarefa. A preocupação máxima é a integração do educando ao meio social e a troca de experiências significativas em níveis cognitivos e afetivos.
- Métodos de ensino sócio-individualizado: procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.
O quadro a seguir sugere a escolha das técnicas em função dos objetivos a atingir.
Modalidades Básicas | Técnicas | Aplicações |
Individualizado | Estudo Dirigido | Estimular método de estudo e pensamento reflexivo. Levar a autonomia intelectual. Atender a recuperação de estudos. |
Ensino por fichas | Revisão e enriquecimento de conteúdos | |
Instrução programada | Apresentação de informações em pequenas etapas e seqüência lógica. Fornece recompensa imediata e reforço. Permite que o aluno caminhe no seu ritmo próprio. | |
Ensino por módulos | Leva o estudante a responsabilidade no desempenho das tarefas propostas. Propõe ao aluno os objetivos a serem atingidos e variadas atividades para alcançar esses objetivos. | |
Socializado | Discussão em pequenos grupos Estudo de casos | Troca de idéias e opiniões face a face. Resolução de problemas. Busca de informações. Tomada de decisões. |
Discussão 66 ou Phillips 66 | Revisão de assuntos. Estímulo à ação. Troca de idéias e conclusão | |
Painel | Definir pontos de acordo e desacordo. Debate, consenso e atitudes diferentes (assuntos polêmicos) | |
Painel Integrado | Troca de informações. Integração total (das partes num todo). Novas oportunidades de relacionamento. | |
Grupo de cochicho | Máximo de participação individual. Troca de informações. Funciona como meio de incentivação. Facilita a reflexão. | |
Discussão dirigida | Solução conjunta de problemas. Participação de todos os | |
Brainstorming | Criatividade (Idéias originais). Participação total e livre. | |
Seminário | Estudo aprofundado de um tema. Coleta de informações e experiências. Pesquisa, conhecimento global do tema. Reflexão crítica. |
Modalidades Básicas | Técnicas | Aplicações | |
Socializado | Simpósio | Divisão de um assunto em partes para estudo. Apresentação de idéias de modo fidedigno. O grupão faz a conferência do que foi apresentado. | |
GVGO ou Grupo na Berlinda | Verbalização. Objetividade na discussão de idéias. Capacidade de análise e síntese. | ||
Entrevista | Troca de informações. Apresentação de fatos, opiniões e pronunciamentos importantes. | ||
Diálogo | Intercomunicação direta. Exploração, em detalhe, de diferentes pontos de vista. | ||
Palestra | Exposição menos formal de idéias relevantes. Sistematização do conteúdo. Comunicação direta com o grupão. | ||
Dramatização | Representação de situações da vida real. Melhor rendimento e compreensão dos elementos. | ||
Sócio-individualizado | Método de Projetos | Realiza algo de concreto. Incentiva a resolução de problemas sugeridos pelos alunos. Exige trabalho em grupo e atividades individuais. | |
Método de problemas | Desenvolve o pensamento reflexivo. Desenvolve o pensamento científico. | ||
Unidades didáticas | Compreensão do “todo” a ser estudado. Incentivo ao aluno e a criatividade, flexibilidade nas atividades. Permite organização do conteúdo aprendido. | ||
Unidades de Experiências | Aplicação do conceitos teóricos na prática. Permite ao aluno uma análise crítica e a reconstrução da experiência social. | ||
Pesquisa como atividade discente | Desenvolve o gosto pelo estudo científico. Leva o aluno a distinguir a pesquisa pura da aplicada. Utiliza-se de diversas técnicas de coleta de dados. Utiliza-se do método científico. | ||
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO